quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Urban Cursor - Arte com GPS

Imagine andar pela cidade e no meio da praça encontrar um cursor de mouse gigante, que você pudesse movimentar livremente? Bom, essa oportunidade foi dada a todos da cidade de Figueres, na Catalunha (Espanha). E o responsável por promover esta experiência foi Sebastian Campion, através da obra Urban Cursor.

As pessoas movimentaram o cursor pela cidade do dia 23 a 27 de Setembro de 2009, durante o festival cultural Ingrávid. Através de um GPS embutido, o cursor enviava a um banco de dados as coordenadas geográficas de onde estava e, com isso, ia escrevendo uma narrativa física no ambiente da cidade, como pode ser visto na imagem abaixo:



Durante o evento, aqueles que viram o cursor pela cidade, podiam enviar fotos para o site. As fotos eram automaticamente indexadas ao local no mapa, encontrando a narrativa do GPS com a narrativa das fotos. O que GEOBOX propõe também. A diferença é que, além de imagens, GEOBOX permite a inserção de tags, tornando a experiência ainda mais colaborativa e rica de perspectivas pessoais dos espaços físicos.

De qualquer forma, é muito interessante ver um projeto, com a mesma ideia de geolocalização e de mídia locativa que está em GEOBOX, ser aplicado e fazer tanto sucesso! Mais uma comprovação de que GEOBOX tem grandes chances de viralizar e promover essa experimentação estética dos sub-mundos invísiveis que estão presente nos mais diversos fluxos das cidades.
Este post é originado de uma dica do Daniel Negrão e de uma matéria no G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário